Estamos disponibilizando uma relação de bibliotecas virtuais para ampliarmos nossos conhecimentos.
"Desfrutem do prazer do conhecimento "
BIBLIOTECAS VIRTUAIS
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL: Fundação Biblioteca Nacional, um programa que visa democratizar o acesso da
BIBLIOTECA NACIONAL É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição e, em especial, os tesouros da Biblioteca.
DOMÍNIO PÚBLICO - PESQUISA BÁSICA: O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet. São selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.
BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE - BDPF: A BDPF tem por objetivo principal “disponibilizar pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação.
BIBLIOTECA DIGITAL - NUPILL: O projeto da biblioteca digital e do banco de dados de história literária é um dos poucos no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na Internet. Trata-se de obras literárias do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis. Além da consulta a essas obras, podem-se também realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras. Até o momento, a biblioteca digital conta com mais de quinhentos títulos, e o banco de dados, com 63645 obras e 16190 autores cadastrados.
SBC - BIBLIOTECA DIGITAL: A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é um importante agente social, pois realiza atividades de diversas naturezas a serviço da Computação no Brasil.
BIBLIOTECA DIGITAL WWI-UMA: A Biblioteca Digital, desenvolvida no Brasil em parceria com a UMA, é uma experiência pioneira do WWI no mundo. Versões digitais das publicações estão disponíveis para "download" integral e gratuito, democratizando a informação. Adotada pelo PNUD como integrante dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, faz parte da rede "8 Jeitos de Mudar o Mundo”.
BIBLIOTECA DIGITAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS: A Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais Raymundo Nonato de Castro tem o objetivo de promover o acesso universal e gratuito do seu acervo; coletar e disponibilizar fontes documentais de caráter técnico-científico de instituições públicas do Estado de Minas Gerais e preservar em suporte digital o conteúdo dos acervos das Instituições participantes.
BIBLIOTECA DIGITAL DO ITA: Base de Teses e Dissertações de Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante, com textos na íntegra, publicadas a partir de
1997 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Contém
238 de Doutorado,
949 de Mestrado Acadêmico e
139 de Mestrado Profissionalizante.
AÇÃO EDUCATIVA: A Biblioteca Digital Ação Educativa é um repositório temático especializado em Direitos Educativos e de Juventude. Sua missão é coletar, organizar e disponibilizar informações e conhecimentos qualificados para ampliar e promover reflexões, ações e práticas sobre direitos educativos e de juventude.
BIBLIOTECA DIGITAL CAMÕES: A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFAL: A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, disponibiliza, via web, as teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da UFAL.
BIBLIOTECA DIGITAL DAS ARTES DO ESPETÁCULO: A digitalização das revistas
A Scena Muda e Cinearte, empreendida pela equipe da Biblioteca Jenny Klabin Segall e seus colaboradores, tem dois objetivos fundamentais: por um lado, preservar as coleções originais desses periódicos raros que, pela ação do tempo e contínuo manuseio dos pesquisadores, estavam muito danificados; por outro, assegurar amplo acesso a esse valioso acervo, patrimônio cultural do País, de forma a cumprir sua missão pública.
CIPEDYA - BIBLIOTECA DIGITAL ABERTA: O Cipedya apresenta o conceito inovador de Biblioteca Digital Aberta. Trata-se de uma biblioteca colaborativa de documentos digitais, de uso gratuito, associada a uma interface de busca similar aos mecanismos de busca tradicionais.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UNIVATES: A
Biblioteca Digital da UNIVATES - BDU, tem como objetivo disponibilizar e viabilizar o acesso rápido de todo conteúdo gerado pela Instituição.
BIBLIOTECA - O ACERVO DO IBGE DISPONÍVEL NA INTERNET: Criada a partir da fusão das Bibliotecas do Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia, a Biblioteca do IBGE possui um acervo com cerca de 50 mil monografias, 1150 títulos de periódicos, 20 mil mapas e cartas, 30 mil documentos sobre divisão territorial do Brasil, 80 mil fotos, entre outros.
BIBLIOTECA DIGITAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Encontre aqui diversos artigos e trabalhos sobre vários temas de todas as áreas de estudo da Educação Física.
BIBLIO: Disponibiliza as obras mais importantes e de autores mais representativos da nossa língua. Só é disponibilizada obras completas, cujo autor tenha falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público.
BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: Ambiente acadêmico organizado de forma a direcionada para a várias Bibliotecas Virtuais com aceso gratuito. Comporta vários tipos de materiais atendendo a todas as áreas do conhecimento.
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL: É organizada pela UNESCO em cooperação com 32 países. Seu acesso é gratuito, contempla culturas de todo o mundo e disponibiliza diversos tios de materiais: mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos etc.
BIBLIOTECA IG.LER: Leia diversos clássicos da literatura universal gratuitamente, basta clicar e fazer o download.
BIBLIOTECA ON-LINE DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: Temática, agenda em comunicação e novidades. Disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom.
BIBLIOTECA RITS: A Rits – Rede de Informações para o Terceiro Setor é uma organização privada, sem finalidade lucrativa, voltada para o fortalecimento das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.
BIBLIOTECA VIRTUAL ANÍSIO TEIXEIRA: Descreve a biografia do educador brasileiro Anísio Teixeira, sua produção intelectual, correspondência, presença na mídia, depoimentos, homenagens e sites de pesquisa sobre o mesmo.
BIBLIOTECA VIRTUAL BÚSSULA ESCOLAR: Disponibiliza conteúdos de Literatura, História do Brasil, História em Geral, Matemática, Ciências, Biologia, Geografia, Animais, Enciclopédias, Informática e outros temas.
BIBLIOTECA VIRTUAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: Em formato de portal, a academia tem por objetivo divulgar o trabalho de escritores, ensaístas e artistas em geral. A página também oferece uma agenda de programas literários, notícias e um dicionário online.
BIBLIOTECA VIRTUAL DA AMÉRICA LATINA: Rede de bibliotecas virtuais de ciências sociais da América Latina e Caribe.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: A Biblioteca virtual do Centro Edelstein disponibiliza , para acesso gratuito, livros já publicados, de autores brasileiros ou residentes no Brasil, em português ou outras línguas, de todas as disciplinas das ciências humanas.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO - INEP - MEC: Destinada aos pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE ENFERMAGEM: Biblioteca destinada aos profissionais em enfermagem
BIBLIOTECA VIRTUAL DE KARLSRUSHER: Disponibilizada a partir de 1996, a biblioteca contempla mais de 500 milhões de livros..
BIBLIOTECA VIRTUAL DE PARTITURAS DE MÚSICA: A
biblioteca disponibiliza música vocal e instrumental brasileira, da América Latina e internacional.
BIBLIOTECA VIRTUAL DO AMAZONAS: A Biblioteca tem como base os acervos de domínio público da Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Arthur Reis e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. No entanto, não se resume somente a esses documentos. Disponibiliza também uma coletânea de livros, com ênfase no Amazonas, assim como publicações de cunho universal.
BIBLIOTECA VIRTUAL DO DIREITO DO ESTADO: A Biblioteca compreende uma seleção de links diretos para livros completos, ensaios e artigos, nacionais e internacionais, nas áreas de filosofia, ciência política e direito, com ênfase em direito público geral, direito administrativo, direito constitucional e direito tributário.
BIBLIOTECA VIRTUAL DO ESTUDANTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: Tem como objetivo oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário.
BIBLIOTECA VIRTUAL DO GOVERNO DE SÃO PAULO: A Biblioteca disponibiliza conteúdos sobre o Estado e o Governo de São Paulo, com uma grande variedade de temas, como cultura, turismo, emprego e renda, mapas e estatísticas, saúde e educação, entre outros.
BIBLIOTECA VIRTUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A Biblioteca disponibiliza o acesso a Rede de Bibliotecas do setor público do Estado do Rio Grande do Sul e as Bibliotecas Municipais participantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).
BIBLIOTECA VIRTUAL DO SENADO FEDERAL - BRASIL: Mais conhecida como Biblioteca do Senado, disponibiliza a Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional – RVBI.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: Biblioteca virtual do Ministério da Saúde.
BIBLIOTECA VIRTUAL FAPESP: Agência de notícias da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado de São Paulo
BIBLIOTECA VIRTUAL GILBERTO FREYRE: Esta Biblioteca inclui a biografia, a obra, a crítica e as coleções especiais do sociólogo Gilberto Freyre.
BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES: Biblioteca virtual Espanhola que disponibiliza uma grande quantidade de obras sobre Literatura, História e outros artigos.
BIBLIOTECA VIRTUAL NAS ÁREAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Criada em 1998, a biblioteca possui categorias de fontes primárias e secundárias de informação e sites para a formação profissional e continuada de bibliotecários e cientistas da informação.
BIBLIOTECA VIRTUAL REVOLUCIONÁRIA: Neste site existem textos de várias correntes anti-capitalistas modernas com destaque para grupos latino-americanos, além de trabalhos de autores clássicos como Karl Marx, Mikhail Bakitini e Guy Debord,.
BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA: A Pearson Education do Brasil em parceria com a Artmed Editora S/A oferece a sua Biblioteca Virtual Pearson, que disponibiliza todo o seu acervo digital e
on-line para o conteúdo de livros universitários, profissionais e de informática de mais de 80% do catálogo da Pearson e suas inovações.
BIBLIOTECA VIRTUAL VLADIMIR ANTONINI: A biblioteca tem como objetivo levar informação política (apartidária), técnica e científica a todos os interessados e amantes das ciências.
BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: O site disponibiliza consultas por regiões ou todas as bibliotecas. O tipo de pesquisa pode ser feita por índice, palavra e avançada.
BIBLIOTHÉQUE NATIONALE DE FRANCE: Contempla vários textos e livros para download. Também possui arquivos audiovisuais.
BIREME : REPIDISCA é uma base de dados que contém referências bibliográficas da literatura de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, Ecologia Humana e Saúde.
CNPQ: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira.
COMUT IBICT: Oferece acesso a bases de dados em ciência e tecnologia.
COMUT: Contempla o acervo das principais bibliotecas do País e o conteúdo de milhares de periódicos especializados. Um sistema rápido, barato e seguro de acesso à informação.
CTBRASIL:O
Ministério da Ciência e Tecnologia tem suas ações pautadas nas disposições do
Capítulo IV da Constituição Federal de 1988 e foi criado em 15 de março de 1985, pelo
Decreto nº 91.146 , como órgão central do Sistema Federal de Ciência e Tecnologia.
DOMÍNIO PÚBLICO: Biblioteca digital do Governo Federal desenvolvida em software livre.
FINEP: Tem como objetivo, promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL: Poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens.
GT BIBLIOTECA VIRTUAL: Criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
IBAMA: Disponibiliza pesquisa na área de meio ambiente, legislação ambiental e outros documentos.
LATINDEX: Diretório de publicações em série científicas da América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal.
LATTES: Conjunto de sistemas de informações, bases de dados e portais Web voltados para a gestão de Ciência e Tecnologia (C&T).
PROSSIGA (MCT/CNPq/IBICT): Tem como finalidade reunir e facilitar o acesso aos arquivos eletrônicos da produção científica nacional, disponibilizados na Internet..
SCIELO: Biblioteca virtual de periódicos científicos brasileiros e latinoi-americanos com acesso a textos completos dos artigos. Abrange todas as áreas do conhecimento e atende à solicitação de cópias.
SEBRAE BIBLIOTECA ON-LINE: Visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.
UOL BIBLIOTECAS VIRTUAIS: Esse site disponibiliza obras de referência, jornais, revistas, biografias, dicionários, tradutores, mapas e livros.
VIRTUAL BOOKS: Site que disponibiliza livros virtuais, e novas publicações de diversos gênerosejam a riqueza de material que temos a nossa disposição na rede!!!!