domingo, 19 de dezembro de 2010

Mensagem de Reflexão

A todos os amigos, colegas e companheiros de jornada deixo essa mensagem para refletirmos e um grande abraço desejando a todos um Feliz Natal e o meus agradecimentos por fazerem parte da minha vida.
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)



Confraternização Escola Municipal Padre Bernardo

No dia 15 de dezembro de 2010 ocorreu a festinha de confraternização dos funcionários da Escola Municipal Padre Bernardo mais uma escola a encerrar os seus trabalhos com brilhantismo e dedicação .
Parabéns a todos os funcionários que fizeram de 2010  um ano de crescimento na busca de uma Educação de Qualidade através do seu compromisso, dedicação para levar o conhecimento aos seus alunos.






Confraternização Creche Julieta Sampaio

Em um clima bastante descontraído a Creche Julieta Sampaio encerrou os seus trabalhos de 2010 com uma linda confraternização a qual contou com a participação de todos funcionários .
Parabéns a todos que juntos e unidos fizeram a diferença para um ensino de qualidade com dedicação e amor.








domingo, 12 de dezembro de 2010

O aluno como parceiro

Mais algumas dicas para obtermos sucesso nas nossas aulas.

Se seu objetivo é fazer com que todos aprendam, uma das primeiras providências é sempre informar o que vai ser visto em aula e o porquê de estudar aquilo. Isso é parte do famoso contrato pedagógico ou didático, aquele acordo que deve ser estabelecido logo no início das aulas entre estudantes e professor com normas de conduta na sala de aula.

A criança deve saber sempre onde está e o que fazer para avançar. Assim, fica mais fácil se envolver na aprendizagem. E dá para fazer isso até na pré-escola, desde que a maneira de dizer seja adequada à idade e ao nível de desenvolvimento da turma.

Quando o educador discute com os estudantes os objetivos de uma atividade ou unidade de ensino, dá meios para que eles acompanhem o próprio desenvolvimento.

E isso pode ser feito por meio da auto-avaliação (leia o texto ao lado). "Se o professor quer que os alunos se avaliem, deve explicitar por que e para que fazer isso. Ele precisa perceber como essa prática ajuda a direcionar todo o processo de aprendizagem", diz Janssen Felipe da Silva.

As conclusões da auto-avaliação podem servir tanto para suscitar ações individuais como para redefinir os rumos de um projeto para a classe como um todo. Esse processo pode ir além da análise do domínio de conteúdos e conceitos e mostrar como está a relação entre os colegas e com o professor.

A melhor maneira de pô-la em prática, na opinião de Janssen, é dizer à turma em que aspecto cada um deve se auto-avaliar. Uma lista de pontos trabalhados em sala pode ser apresentada aos alunos para que eles digam como se desenvolveram em relação a cada item.

Durante o processo de auto-avaliação, é importante que todos possam expor sua análise, discutir com o professor e os colegas, relatar suas dificuldades e aquilo que não aprenderam. "Nada garante que o olhar de uma criança vá ser igual ao do colega ou do professor", explica Sandra Maria Zákia Lian Sousa.

Além de ser mais um instrumento para melhorar o trabalho docente, a auto-avaliação é uma maneira de promover a autonomia de crianças e dos adolescentes. Para que isso realmente aconteça, o processo necessita ser democrático. "O aluno deve dizer sem medo de ser punido o que sabe e o que não sabe. Se ele percebe que não há punição nem exclusão, mas um processo de melhoria, vai pedir para se avaliar", garante Janssen.
Um alerta 
O professor que se atém ao comportamento do estudante e o rotula acaba tendo uma atitude prejudicial. O agressivo e conversador sempre tende a ser visto dessa maneira. Assim como o atencioso e comportado. Por isso, não classifique seus alunos como se eles fossem sempre do mesmo jeito, com hábitos imutáveis - e, o mais importante, incapazes de se transformar. O ideal é tentar entender por que se comportam de determinada forma diante de uma situação. Rotular não leva a nada.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Confraternização dos funcionários da Creche Ana Araujo

     No dia 03 de dezembro os funcionários da Creche Ana Araujo  após encerrar as suas atividades de 2010 se reuniram para confraternização de final de ano  demonstrando um verdadeiro trabalho em equipe.






 
Foi um dia descontraído havendo trocas de presentes e votos de um Feliz Natal.
  

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

1º SIMULADO DO CEMAC

     Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro ocorreu o 1º simulado do Colégio Estadual de Macajuba-CEMAC. O acontecimento se deu nos três turnos com o objetivo de preparar o alunado para o vestibular, ampliar os seus horizontes de aprendizagem e passar pela experiência de uma prova desse porte.
    Parabéns aos alunos, professores, direção e funcionários por essa iniciativa em prol de uma educação de qualidade.












Reunião com nutricionista

     No dia 02 de dezembro ocorreu uma reunião na secretaria municipal da qual participaram a secretária Noly Pamponet, diretores das escolas e merendeiras.
    Na oportunidade a nutricionista Claudete fez um balanço das merendas preferidas dos estudantes, deu um treinamento para as merendeiras  e passou instruções sobre procedimentos a serem adotados para uma alimentação saudável.




Encerramento do Ano Letivo da turma do Pré II

A professora Cássia Maria encerrou as atividades da sua turma do Pré II com  uma confratenização envolvendo seus alunos em um clima de grande alegria.Onde havia uma mesa farta de guloseimas e distribuição de lembrancinhas para seus alunos.
É de professora dedicada e preocupada com a socialização e ampliação dos conhecimentos que precisamos cada vez mais.
Parabéns professora Cássia!



sábado, 4 de dezembro de 2010

Ampliação do conhecimento

Estamos disponibilizando uma relação de bibliotecas virtuais para ampliarmos nossos conhecimentos.
"Desfrutem do prazer do conhecimento "
BIBLIOTECAS VIRTUAIS
 
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL:  Fundação Biblioteca Nacional, um programa que visa democratizar o acesso da BIBLIOTECA NACIONAL É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição e, em especial, os tesouros da Biblioteca.
 
DOMÍNIO PÚBLICO - PESQUISA BÁSICA: O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet. São selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.

SISTEMA NOU-RAU: BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP: Disponibiliza teses e dissertações defendidas na Instituição, ou seja, todo trabalho de produção científica da UNICAMP.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA USP: Disponibiliza teses e dissertações defendidas na USP. Artigos completos para download.

BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE - BDPF: A BDPF tem por objetivo principal “disponibilizar pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação.
BIBLIOTECA DIGITAL - NUPILL: O projeto da biblioteca digital e do banco de dados de história literária é um dos poucos no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na Internet. Trata-se de obras literárias do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis. Além da consulta a essas obras, podem-se também realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras. Até o momento, a biblioteca digital conta com mais de quinhentos títulos, e o banco de dados, com 63645 obras e 16190 autores cadastrados.

SBC - BIBLIOTECA DIGITALA Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é um importante agente social, pois realiza atividades de diversas naturezas a serviço da Computação no Brasil.

BIBLIOTECA DIGITAL WWI-UMA: A Biblioteca Digital, desenvolvida no Brasil em parceria com a UMA, é uma experiência pioneira do WWI no mundo. Versões digitais das publicações estão disponíveis para "download" integral e gratuito, democratizando a informação. Adotada pelo PNUD como integrante dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, faz parte da rede "8 Jeitos de Mudar o Mundo”.

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFPR: Biblioteca digital de teses e dissertações da UFPR.

BIBLIOTECA DIGITAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS: A Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais Raymundo Nonato de Castro tem o objetivo de promover o acesso universal e gratuito do seu acervo; coletar e disponibilizar fontes documentais de caráter técnico-científico de instituições públicas do Estado de Minas Gerais e preservar em suporte digital o conteúdo dos acervos das Instituições participantes.

BIBLIOTECA DIGITAL DO ITA: Base de Teses e Dissertações de Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante, com textos na íntegra, publicadas a partir de 1997 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Contém 238 de Doutorado, 949 de Mestrado Acadêmico e 139 de Mestrado Profissionalizante.

AÇÃO EDUCATIVA: A Biblioteca Digital Ação Educativa é um repositório temático especializado em Direitos Educativos e de Juventude. Sua missão é coletar, organizar e disponibilizar informações e conhecimentos qualificados para ampliar e promover reflexões, ações e práticas sobre direitos educativos e de juventude.

BIBLIOTECA DIGITAL CAMÕES: A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFAL: A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, disponibiliza, via web, as teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da UFAL.

BIBLIOTECA DIGITAL DAS ARTES DO ESPETÁCULO: A digitalização das revistas A Scena Muda e Cinearte, empreendida pela equipe da Biblioteca Jenny Klabin Segall e seus colaboradores, tem dois objetivos fundamentais: por um lado, preservar as coleções originais desses periódicos raros que, pela ação do tempo e contínuo manuseio dos pesquisadores, estavam muito danificados; por outro, assegurar amplo acesso a esse valioso acervo, patrimônio cultural do País, de forma a cumprir sua missão pública.

CIPEDYA - BIBLIOTECA DIGITAL ABERTA: O Cipedya apresenta o conceito inovador de Biblioteca Digital Aberta. Trata-se de uma biblioteca colaborativa de documentos digitais, de uso gratuito, associada a uma interface de busca similar aos mecanismos de busca tradicionais.

BIBLIOTECA DIGITAL - FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS: Prof. Celso Candido, pode-se baixar gratuitamente, livros, textos, artigos enciclopédias etc.

BIBLIOTECA DIGITAL DA UNIVATES: A Biblioteca Digital da UNIVATES - BDU, tem como objetivo disponibilizar e viabilizar o acesso rápido de todo conteúdo gerado pela Instituição.

BIBLIOTECA - O ACERVO DO IBGE DISPONÍVEL NA INTERNET: Criada a partir da fusão das Bibliotecas do Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia, a Biblioteca do IBGE possui um acervo com cerca de 50 mil monografias, 1150 títulos de periódicos, 20 mil mapas e cartas, 30 mil documentos sobre divisão territorial do Brasil, 80 mil fotos, entre outros.

BIBLIOTECA DIGITAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Encontre aqui diversos artigos e trabalhos sobre vários temas de todas as áreas de estudo da Educação Física.

BIBLIO: Disponibiliza as obras mais importantes e de autores mais representativos da nossa língua. Só é disponibilizada obras completas, cujo autor tenha falecido há mais de 70 anos, conforme determina a Lei de Domínio Público.

BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: Ambiente acadêmico organizado de forma a direcionada para a várias Bibliotecas Virtuais com aceso gratuito. Comporta vários tipos de materiais atendendo a todas as áreas do conhecimento.

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL:  É organizada pela UNESCO em  cooperação  com 32 países. Seu acesso é gratuito, contempla culturas de todo o mundo e disponibiliza diversos tios de materiais: mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos etc.

BIBLIOTECA IG.LER:  Leia diversos clássicos da literatura universal gratuitamente, basta clicar e fazer o download.

BIBLIOTECA ON-LINE DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: Temática, agenda em comunicação e novidades. Disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom.

BIBLIOTECA RITS: A Rits – Rede de Informações para o Terceiro Setor é uma organização privada, sem finalidade lucrativa, voltada para o fortalecimento das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.

BIBLIOTECA VIRTUAL ANÍSIO TEIXEIRA:  Descreve a biografia do educador brasileiro Anísio Teixeira, sua produção intelectual, correspondência, presença na mídia, depoimentos, homenagens e sites de pesquisa sobre o mesmo.

BIBLIOTECA VIRTUAL BÚSSULA ESCOLAR:  Disponibiliza conteúdos de Literatura, História do Brasil, História em Geral, Matemática, Ciências, Biologia, Geografia, Animais, Enciclopédias, Informática e outros temas.

BIBLIOTECA VIRTUAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS: Em formato de portal, a academia tem por objetivo divulgar o trabalho de escritores, ensaístas e artistas em geral. A página também oferece uma agenda de programas literários, notícias e um dicionário online.

BIBLIOTECA VIRTUAL DA AMÉRICA LATINA: Rede de bibliotecas virtuais de ciências sociais da América Latina e Caribe.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: A Biblioteca virtual do Centro Edelstein disponibiliza , para acesso gratuito, livros já publicados, de autores brasileiros ou residentes no Brasil, em português ou outras línguas, de todas as disciplinas das ciências humanas.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO - INEP - MEC:  Destinada aos pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE ENFERMAGEM: Biblioteca destinada aos profissionais em enfermagem

BIBLIOTECA VIRTUAL DE KARLSRUSHER: Disponibilizada a partir de 1996, a biblioteca contempla mais de 500 milhões de livros..

BIBLIOTECA VIRTUAL DE PARTITURAS DE MÚSICA: A biblioteca disponibiliza música vocal e instrumental brasileira, da América Latina e internacional.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO AMAZONAS:  A Biblioteca tem como base os acervos de domínio público da Biblioteca Pública do Amazonas, Biblioteca Arthur Reis e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. No entanto, não se resume somente a esses documentos. Disponibiliza também uma coletânea de livros, com ênfase no Amazonas, assim como publicações de cunho universal.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO DIREITO DO ESTADO: A Biblioteca compreende uma seleção de links diretos para livros completos, ensaios e artigos, nacionais e internacionais, nas áreas de filosofia, ciência política e direito, com ênfase em direito público geral, direito administrativo, direito constitucional e direito tributário.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO ESTUDANTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: Tem como objetivo oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO GOVERNO DE SÃO PAULO: A Biblioteca disponibiliza conteúdos sobre o Estado e o Governo de São Paulo, com uma grande variedade de temas, como cultura, turismo, emprego e renda, mapas e estatísticas, saúde e educação, entre outros.

BIBLIOTECA VIRTUAL DO RIO GRANDE DO SUL: A Biblioteca  disponibiliza o acesso  a Rede de Bibliotecas do setor público do Estado do Rio Grande do Sul e as Bibliotecas Municipais participantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).

BIBLIOTECA VIRTUAL DO SENADO FEDERAL - BRASIL:  Mais conhecida como Biblioteca do Senado, disponibiliza a Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional – RVBI.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE: Biblioteca virtual do Ministério da Saúde.

BIBLIOTECA VIRTUAL FAPESP: Agência de notícias da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado de São Paulo

BIBLIOTECA VIRTUAL GILBERTO FREYRE: Esta Biblioteca inclui a biografia, a obra, a crítica e as coleções especiais do sociólogo Gilberto Freyre.

BIBLIOTECA VIRTUAL MIGUEL DE CERVANTES: Biblioteca virtual Espanhola que disponibiliza uma grande quantidade de obras sobre Literatura, História e outros artigos.

BIBLIOTECA VIRTUAL NAS ÁREAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Criada em 1998, a biblioteca possui categorias de fontes primárias e secundárias de informação e sites para a formação profissional e continuada de bibliotecários  e cientistas da informação.

BIBLIOTECA VIRTUAL REVOLUCIONÁRIA: Neste site existem textos de várias correntes anti-capitalistas modernas com destaque para grupos latino-americanos, além de trabalhos de autores clássicos como Karl Marx, Mikhail Bakitini e Guy Debord,.

BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA: A Pearson Education do Brasil em parceria com a Artmed Editora S/A oferece a sua Biblioteca Virtual Pearson, que disponibiliza todo o seu acervo digital e on-line para o conteúdo de livros universitários, profissionais e de informática de mais de 80% do catálogo da Pearson e suas inovações.

BIBLIOTECA VIRTUAL VLADIMIR ANTONINI: A biblioteca tem como objetivo levar informação política (apartidária), técnica e científica a todos os interessados e amantes das ciências.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: O site disponibiliza consultas por regiões ou todas as bibliotecas. O tipo de pesquisa pode ser feita por índice, palavra e avançada.

BIBLIOTHÉQUE NATIONALE DE FRANCE: Contempla vários textos e livros para download. Também possui arquivos audiovisuais.

BIREME : REPIDISCA  é uma base de dados que contém referências bibliográficas da literatura de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, Ecologia Humana e Saúde.

CNPQ: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira.

COMUT IBICT: Oferece acesso a bases de dados em ciência e tecnologia.

COMUT: Contempla o acervo das principais bibliotecas do País e o conteúdo de milhares de periódicos especializados. Um sistema rápido, barato e seguro de acesso à informação.

CTBRASIL:O Ministério da Ciência e Tecnologia tem suas ações pautadas nas disposições do Capítulo IV da Constituição Federal de 1988 e foi criado em 15 de março de 1985, pelo Decreto nº 91.146 , como órgão central do Sistema Federal de Ciência e Tecnologia. 

DOMÍNIO PÚBLICO: Biblioteca digital do Governo Federal desenvolvida em software livre.

FINEP:  Tem como objetivo, promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL: Poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens.

GT BIBLIOTECA VIRTUAL: Criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

IBAMA: Disponibiliza pesquisa na área de meio ambiente, legislação ambiental e outros documentos.

LATINDEX: Diretório de publicações em série científicas da América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal.

LATTES: Conjunto de sistemas de informações, bases de dados e portais Web voltados para a gestão de Ciência e Tecnologia (C&T).

PROSSIGA (MCT/CNPq/IBICT): Tem como finalidade reunir e facilitar o acesso aos arquivos eletrônicos da produção científica nacional, disponibilizados na Internet..

SCIELO: Biblioteca virtual de periódicos científicos brasileiros e latinoi-americanos com acesso a textos completos dos artigos. Abrange todas as áreas do conhecimento e atende à solicitação de cópias.

SEBRAE BIBLIOTECA ON-LINE: Visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

UOL BIBLIOTECAS VIRTUAIS: Esse site disponibiliza obras de referência, jornais, revistas, biografias, dicionários, tradutores, mapas e livros.

VIRTUAL BOOKS: Site  que disponibiliza livros virtuais, e novas publicações de diversos gênerosejam a riqueza de material que temos a nossa disposição na rede!!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PROGESTÃO

  Macajuba inicia mais um curso na busca da melhoria da Educação

     No dia 27 de novembro teve início o curso "Progestão" destinado a gestores, coordenadores e secretários na perspectiva do fortalecimento da gestão escolar democrática e da melhoria do desempenho da escola pública.
    O evento foi abrilhantado com a presença da diretora da nossa DIREC 17 professora Juscimeire Pamponet e o Sr. Miguel .
    O encontro teve 8 horas de duração e aconteceu na Escola Municipal José Sampaio Lago. A nossa tutora Eliete Macedo conduziu os trabalhos de maneira descontraída, empolgante e com muita desenvoltura.
    O Progestão é desenvolvido na modalidade de educação à distância. Nesta modalidade, o gestor cursista estuda de acordo com o seu próprio ritmo de aprendizagem, de forma individual e/ou em grupo, com base em conteúdos, metodologia e orientação dos cadernos de estudos e de atividades.
   O apoio de um tutor garante a orientação, o acompanhamento e a avaliação dos estudos e atividades dos cursistas, bem como interação entre estes e a instituição educativa, seja presencialmente ou por meio da internet, telefone, fax ou correio.
    O gestor-cursista também participa de encontros presenciais mensais, coordenados pelo seu tutor. Por meio destes encontros são viabilizadas a sistematização dos conteúdos estudados, a orientação às atividades de verificação de aprendizagem e a troca de experiências.
    Desta forma, a metodologia do Programa prioriza a ação-reflexão-ação, no intuito de resolver os problemas do cotidiano escolar e promover a aprendizagem no contexto da prática profissional
    Maiores informações: http://www.educacao.ba.gov.br/node/169
Parabenizamos a secretaria municipal de educação, ao gestor do nosso município por adesão a um programa de grande relevância e a nossa tutora Eliete pela grande dedicação e compromisso para a melhoria da educação.