quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Proposta de Aumento de Carga Horária

Jornada escolar

Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad

Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 19:15
O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

Diego Rocha
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17076

Reunião do Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Macajuba realizou mais uma reunião mensal na Secretaria Municipal de Educação para tratar de interesses educacionais visando a melhoria da Educação do nosso Município.
Este conselho em uma Gestão Democrática e Participativa tem atuado de maneira brilhante onde a sua presidente professora Maria de Fátima Fraga não mede esforços para envolver todos os conselheiros a participarem de maneira efetiva na construção do PME do nosso município.
O nosso município é um Sistema cuja lei foi aprovada e publicada no Diário Oficial
LEI N.º 133 DE 19 DE SETEMBRO DE 2011
Institui o Sistema Municipal de
Ensino do Município de Macajuba,
Estado da Bahia e dá outras
providências.
http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/macajuba/pt/listagem.cfm?pagina=listagem_lei_decreto&operacao=buscar&ato_oficial_tipo_id=2

domingo, 18 de setembro de 2011

Reunião de Pais e Mestres da Creche Ana Araujo

No dia 15 de setembro aconteceu mais uma reunião de pais e mestres na Creche Ana Araujo estabelecendo a parceria Escola/Família na qual foram realizadas dinâmicas, rotina da creche e  também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para que a comunidade conheça os direitos das crianças.
Como sempre os pais foram acolhidos com bastante alegria pela comunidade escolar.

sábado, 17 de setembro de 2011

Desfile do 7 de setembro em Macajuba


 
Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente no Brasil, D. Pedro de Alcântara de Bragança, também príncipe real do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil
     Em Macajuba a data foi comemorada com o desfile Cívico pelas ruas da cidade, hasteamento da Bandeira em frente a prefeitura  Municipal com entoação do hino nacional
      Em seguida as festividades foram finalizadas na Praça de Eventos com apresentação da banda e fala das autoridades locais.
     O Tema deste ano foi: "Esporte como qualidade de Vida" , onde todas as escolas da sede e dos distritos exaltaram uma modalidade de esporte, homenagearam os desportistas macajubenses, a banda do Colégio José Pires tocou com maestria , alunos, professores,gestores, funcionários participaram  com muito empenho demonstrando um verdadeiro trabalho em EQUIPE na busca da melhoria da educação.
PARABÉNS A TODOS!
 
“HOJE É DIA 7 DE SETEMBRO ”

“ Hoje é dia 7 de setembro
hoje é dia de uma utopia
hoje é dia de um sonho
hoje é dia de um país
mas o que é um país:
um país sou eu
um país é você
um país somos nós
um país é a educação
um país é a justiça
um país são os livros
um país são os escritores
um país são os professores
um país são os médicos
dentistas
garis
estudantes
e todas as profissões
um país é ócio
é lazer
é praça
é bosque
é parque
um país é família
é uma criança
é um idoso
é um adulto
um país é mata
é rio
fauna
flora
um país não é um pib
não é uma balança comercial

um país é distribuição de renda
um país não é exportação
um país é comer e beber do melhor que o país produz
um país é ter acesso
um país é a dignidade
é a solidariedade
é a consciência
é a responsabilidade
é a civilidade
é a honestidade
é o trabalho
um país não é um governo
um poder
ou outro poder
- um país é viver o país -
um país é comprometimento
é a terra
é a nação

um país não é constituição
um país é cidadania
um país não é o futuro
um país é o passado
um país é o presente
um país não é gasto público
é investimento público
um país é preocupação com o próximo
não é crime
não é ignorância
não é medo
não é barbárie
um país não é lucro
um país é vida com qualidade
um país é querer bem
é viver bem
hoje é dia 7 de setembro
hoje é dia de uma utopia
hoje é dia de um sonho
hoje é dia de um país
um país é a paz.”
( Alessandro Eloy Braga )