domingo, 13 de novembro de 2011

Dia da Bandeira

 
      O dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de abril e foi criado em 1889 por o decreto lei 04 e é um dos simbolos mais representativos do nosso país.
     A Banadeira do Brasil quando hasteada com outras bandeiras é a primeira a subir e a última a descer do mastro. Se ela estiver hasteada a noite deverá ser iluminada e quando fica velha deve ser guardada e entregue ao exército que a queimará no  dia 19.
    A Bandeira do Brasil tem por base um retângulo verde que representa as matas , um losango amarelo que representa o ouro e as riquezas , um círculo azul representando o céu que possuí no seu meio uma faixa branca representando a PAZ com o lema nacional, "Ordem e Progresso" e as estrelas representam os 27 estados e Distrito Federal.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Plano de Ações Articulada

Nos dias 26 e 27 de outubro esteve na secretaria a técnica do PAR (Plano de Ações Articuladas), Hermelinda orientando os membros do Comitê Estratégico para a sua elaboração.






Plano de Ações Articuladas (PAR)

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=159&Itemid=235