quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia das Mães


Mensagem Dia das Mães
Dia das Mães 2012 – Data foi comemorada no Brasil no dia 13 de maio, mantendo a tradição de sempre acontecer no segundo domingo do mês de Maio.  A data é umas das mais festejadas pelo comércio que costuma vender muito, o que não será diferente no Dia das Mães 2012 – Data que será magnífica.A história que deu origem à data comemorativa do Dia das Mães é bonita e comovente. Tudo começou quando, no início do século XX, uma moça norte-americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e a partir daí sentia-se sempre deprimida. Suas amigas, que estavam bastante preocupadas com Annie, resolveram fazer uma festa para homenagear a mãe dela e trazer um pouco de alegria a amiga. Mas Annie não quis que a festa fosse só dela e dedicou a celebração a todas as mães do mundo, as que ainda viviam e as que já não viviam mais no mundo como a sua mãe.A partir daí a data começou a se espalhar de pessoa em pessoa por todo o país e o Dia das Mães se tornou oficial mesmo no ano de 1914, pelo então presidente Woodrow Wilson, no dia 9 de Maio.
No Brasil, a data do Dia das Mães foi oficializada no segundo domingo de maio do ano de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.  E foi em 1947, que Dom Jaime de Barros Câmara, que era na época o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, decidiu que a data faria parte também do calendário oficial da Igreja Católica.http://feriados2012.net/dia-das-maes-2012-data
MÃE...
que na presença constante me ensinou
na pureza do seu coração seguir os teus
caminhos...

MÃE...
dos primeiros passos, das primeiras
palavras...

MÃE...
do amor sem dimensão, de cada momento,
dos atos de cada capítulo de minha vida
não ensaiados, mas vividos em cada
emoção...

MÃE...
da conversa no quintal, do acalanto do
meu sono aquecido de amor, aninhada
em seu coração... 

MÃE...
do abraço, do beijo que levo na
lembrança...

MÃE...
é você que me inspira a caminhar...

MÃE...
a presença de cada passo que o
tempo não apaga: por mais longo
e escuro que seja o caminho, haverá
sempre um horizonte...

MÃE...
Mulher a quem devemos a vida,
que merece o nosso respeito,
nossa gratidão e nosso afeto. 
Rafaella Guede
Dia das Mães Santa Luzia




 Dia das Mães em Nova Cruz












sábado, 5 de maio de 2012

MACAJUBA E O PACTO PELA EDUCAÇÃO


Macajuba aderiu ao Pacto Pela Educação e tem como coordenadora do programa a professora Ana Lucia Adorno que junto com as formadoras estão capacitando através de encontros mensais os professores do município que atuam no 1º ano da educação básica do ensino de 9 anos;
A  Secretaria de Educação da Bahia articula um grande pacto do Estado com os municípios no sentido de integrar as redes e sistemas públicos de ensino, em regime de colaboração, para atender às crianças desde o processo de alfabetização.
O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.
http://www.educacao.ba.gov.br/
Os professores do nosso município já  tiveram duas formações em um clima bastante descontraído onde foram passados diversos materiais e estratégias para um ensino de qualidade.
Parabéns a todos: Coordenadoras, formadoras e professores.
1ª FORMAÇÃO



  2ª FORMAÇÃO