By Roseli Brito
Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual seria a resposta deles? Você acha que eles lhe respeitam? Admiram? Ignoram? Considera você uma (um) tirana (no)? Acham sua postura digna? Acham que você é educada (o)? Os seus alunos acham que a sua opinião tem valor e merece ser ouvida?
Mas, o que tem a ver saber o que os alunos pensam de você? Em muitos casos a indisciplina na sala de aula está associada à imagem que os alunos fazem do Professor.
Se algumas das respostas encontradas foram negativas, então você tem um sério problema de relacionamento interpessoal com os seus alunos. Isso ocorre quando o relacionamento ocorre de forma unilateral, ou seja, apenas um dos envolvidos tem a primazia sempre.
Isso ocorre também o aluno vê falta de integridade e congruência na fala e no comportamento do Professor, quando isso acontece, tenha certeza, o caminho estará aberto à indisciplina na sala de aula. Afinal quem respeitará um Professor que pede silêncio gritando? Ou que pede para que o aluno seja justo, quando esse mesmo Professor se utiliza de ameaças e intimidações?
O bom relacionamento é uma mão de duas vias, ou seja, implica que ambos saibam ouvir, falar, argumentar para que possam chegar a um consenso ideal na resolução de qualquer questão. Neste tipo de relação ambos conseguem crescer, pois amadurecem tendo de lidar com conflitos e situações limite no dia a dia.
Agora, como isso ocorre no dia a dia da sala de aula e dentro da Escola como um todo? Bem, o Professor precisa sair de uma postura rígida, autoritária e atuar mais como um líder usando de autoridade para gerir o processo pedagógico. Veja abaixo os dois perfis:
O Professor que tem autoridade | O Professor que é autoritário |
Sabe conversar, ouvir, falar de modo respeitoso e tranqüilo | Grita, vocifera, esbraveja, murmura |
Respeita opiniões e sabe argumentar | Ameaça com notas baixas e reprovação, |
Sabe mediar conflitos | Ameaça com advertências, suspensão, e envio a Coordenação/Diretoria |
Discute as regras de forma coletiva | Impõe normas e regras de forma arbitrária |
Sabe realizar gerenciamento da sala e do processo pedagógico | Por não dispor de ferramentas e estratégias sempre se utiliza de coerção |
Mas, como sair do modo autoritário e atuar com autoridade? Basta aprender e começar a praticar as atitudes que mudarão o tom desse relacionamento.
O Professor que tem autoridade ganha o respeito e a admiração de todos por que:
- é competente no que faz, pois domina os conteúdos
- tem estratégias criativas para estimular a curiosidade dos alunos
- está sempre por dentro de novas estratégias e novas tecnologias
- realiza sempre cursos de formação continuada
- é modelo de integridade e boas maneiras para todos os seus alunos
- enxerga além do plano de ensino e procura estimular os talentos dos alunos
- procura conhecer como “funciona” a cabeça do jovem, seus interesses e comportamento
- sabe “traduzir” o conhecimento na linguagem e dentro da realidade da criança e do jovem
O ser humano é um ser emocional, e o seu aluno jamais lhe respeitará apenas porque você tem um diploma dizendo que é o Professor. O respeito e admiração surgirão quando ele tiver certeza do tipo de pessoa que está por baixo do título e do diploma. Esta autoridade é conquistada quando esse aluno comprova que você se importa, quando você demonstra atitudes proativas, bons exemplos e competência naquilo que você faz.
Então é hora de refletir se o relacionamento que você tem hoje com seus alunos são positivos ou não. Se ainda não for, então onde será preciso ajustar? O que deve ser modificado ou melhorado? Só tem um jeito de saber isso: perguntando. Aqui vai uma tarefa para você fazer amanhã: Peça para os alunos dramatizarem, desenharem, cantarem, e se for preciso: peça para eles falarem!!
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