Escola Municipal Padre Bernardo Fernandes Stoettinger
ANA RITA SANTOS CHAGAS
RENILDA GONÇALVES DA SILVA
PROJETO: BRINCANDO COM AS PALAVRAS
Macajuba-Ba
Ano: 2011
Projeto de Intervenção Pedagógica a ser desenvolvido com alunos do 2º Ano / ensino Fundamental envolvendo as áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Educação Artística e Ciências, a ser realizado no 2º semestre do ano em curso.
“E preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentadomais variado, o mais engraçado dos mundos.”
Alceu Amoroso Lima
SUMÁRIO
1. Apresentação....................................................................................................5
2. Problematização ...............................................................................................6
3. Objetivos ...........................................................................................................7
4. Fundamentação Teórica ...................................................................................8
5. Atividades a serem realizadas.........................................................................10
6. Procedimentos ................................................................................................11
7. Avaliação ........................................................................................................15
8. Recursos ........................................................................................................16
9. Referências bibliográficas...............................................................................17
APRESENTAÇÃO
Este Projeto consiste em uma proposta interdisciplinar visando superar as dificuldades de leitura, interpretação e escrita de alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Bernardo F. Stoettinger, no turno matutino. A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas publicas. Pensando neste contexto, o Projeto torna-se viável, pois pretende fomentar esse processo tão importante em um mundo letrado como o nosso de maneira alegre e descontraída, ou seja, fazendo uso da ludicidade.
As crianças precisam desenvolver várias habilidades nos primeiros anos do Ensino Fundamental para que ocorra o aprendizado da leitura e da escrita. A metodologia e as estratégias pedagógicas do professor , para que isso concorra, são extremamente importantes. Dessa forma, o lúdico constitui uma excelente fonte de recursos pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita.
Quando falamos de ludicidade, pensamos em atividades prazerosas e desafiadoras que levam a criança a conhecer a si própria e seu contexto social. O lúdico é desenvolvido por meio de jogos, brincadeira, musicalidades etc.
Enfim, as atividades lúdicas como recurso pedagógico constituem em um instrumento criativo, interativo, participativo, cooperativo, pois possibilita à criança construir seus conhecimentos por meio de desafios, formulação de hipóteses, resolução de problemas de modo afetivo e concreto.
PROBLEMATIZAÇÃO
Analisando os resultados das avaliações, processuais e conclusivas da primeira unidade do ano em curso dos alunos envolvidos no projeto, foi possível perceber que parte significativa desses não obteve bons resultados, atribuindo a esses, a grande dificuldade que os alunos apresentam em escrever, ler e interpretar a leitura. Esse diagnóstico desencadeou muitas indagações levando aos professores a uma reflexão acerca da problemática resultando dessa forma, neste projeto de intervenção pedagógica.
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OBEJTIVO GERAL
Desenvolver no aluno habilidades para a leitura e escrita de maneira prazerosa e descontraída, despertando-nos mesmos o gosto pela aquisição dessas competências contribuindo, dessa forma, na formação de leitores competentes.
OBEJTIVOS ESPECIFICOS
- Possibilitar ao aluno construir seus conhecimentos por meio dos desafios, resolução de problemas de modo interativo e descontraído;
· Formar palavras a partir de silabas dadas e identificar outras que possam ser escritas com essas letras;
· Reconhecer as letras em diferentes contextos;
· Desenvolver as habilidades de leitura observando a entonação, as rimas e por meio da musicalidade;
· Desenvolver habilidades para a observação e raciocínio lógico;
· Divertir-se brincando com as palavras;
· Organizar palavras escritas ao contrario;
· Identificar cenas ao observar imagens;
· Desenvolver habilidades de coordenação motora para recorte e colagem;
· Decifrar enigmas a partir das instruções dadas;
· Relacionar elementos as suas respectivas escritas;
· Encontrar objetos nas cenas, reconhecendo as situações apresentadas;
· Resgatar os nomes de objetos utilizando a escrita e relacionando o nome à imagem;
· Ordenar palavras para formar frases.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No cotidiano na sala de aula, professores buscam formas de tornar o ensino da leitura e escrita mais eficaz e também mais estimulante. Uma das alternativas é aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem.
É importante propiciar o aprendizado da leitura e da escrita de maneira diversificada e atrativa, para que os alunos possam atribuir mais sentido a esse processo tão importante em um mundo letrado.
O lúdico tem ocupado um importante papel no contexto escolar, como uma pratica prazerosa de auxilio ao fomento da leitura e escrita, esse vem tomando espaço no plano de aula de alguns professores que vêm nessa metodologia uma forma de melhorar suas aulas e assim proporcionar aos educandos uma educação diversificada e contextualizada. No cotidiano da sala de aula o brincar pode ser encarado como algo sério e de cunho pedagógico. Para tal, faz-se necessário o conhecer das diversas praticas lúdicas. O trabalho com atividades lúdicas proporciona ao professor o ensino que valorize o gosto dos alunos, quando se aprende nessas condições, aprende-se a controlar um universo simbólico e particular vivido por cada um.
Os estudos da psicologia baseados em uma visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil apontam que o brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. De acordo com Vigotsky (1987), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças.
Ultrapassando essa idéia, o autor compreende que, se por um lado a criança de fato reproduz e representa o mundo por meio de situações criadas nas atividades de brincadeiras, por outro lado tal reprodução não se faz passivamente, mas mediante um processo ativo de reinterpretação do mundo, que abre lugar para invenção e a produção de novos significados, saberes e praticas.
Assim, o brincar envolve múltiplas aprendizagens.
Dessa forma, é importante demarcar que no brincar as crianças vão se constituindo como agentes de uma experiência organizada com autonomia.
Podemos afirmar, a partir dessas reflexões, que propiciar atividades lúdicas no ensino da leitura e escrita em sala de aula possibilita a construção de varias outras aprendizagens como a autonomia, o respeito por regras estabelecidas, a convivência etc.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
· Sopa de letrinhas;
· Curiosidades;
· Figuras diretas;
· Historinhas em desordem;
· Caça-palavras;
· Jogo dos erros;
· O que é, o que é?
· Criptograma;
· Tortos;
· A frase;
· Relacionar objetos a palavras;
· Historia em quadrinhos;
· Lógica;
· Liga-pontos;
· Pinta-ponto;
· Completando palavras;
· Bingo de silabas;
· Bingo de palavras;
· Decifrando enigmas;
· Piadinhas;
· Encontrando os animais e suas expressões;
· Pensando em código;
· Detalhes das figuras;
· Rimas;
· Expressões;
· Ligando objetos as palavras;
· Leitura de textos explorando as famílias silábicas;
· Antônimos;
· Procurando resultados;
· Falso ou verdadeiro;
· Pescando silabas;
· O estranho;
· Embaralhada.
PROCEDIMENTOS
Sopa de Letrinhas: Por meio de letras recortadas, montar e colar no caderno as palavras solicitadas, com o nome do aluno completo;
Curiosidades: Pesquisa sobre algumas curiosidades de alguns animais, plantas ou objetos coletivamente (colagem e escrita do que representa);
Figuras diretas: Escrever o nome de cada figura na direção indicada pela seta, tendo como base um nome já escrito;
Historias em desordem: Enumerar a história na seqüência certa e escrever o que está acontecendo em cada seqüência;
Caça-palavras: De acordo com as consignas, procurar palavras no diagrama;
Jogo dos erros: Descobrir diferenças entre dois desenhos e representá-las por meio escrito;
O que é o que é: Por meio de algumas perguntas, o aluno deverá descobrir do que se trata e expressar por meio escrito;
Criptograma: Por meio de símbolos com respectivas iniciais, descobrir e completar palavras;
Tortos: O jogo consiste em achar palavras a partir de letras que se encontram listadas no diagrama. Para formá-las, deve –se ligar as letras umas às outras em seqüência direta, de cima para baixo e de baixo para cima sem pular e sem repetira mesa letra;
A frase: Substituir os números pelas suas respectivas letras do alfabeto para que se possa descobrir a frase;
Relacionar objetos a palavras: Utilizando cores variadas, relacionar objetos as suas respectivas representações escritas;
História em quadrinhos: leitura e interpretação de histórias em quadrinhos;
Lógica: Descobrir caminhos para a soma de números, letras e distancias por meio de algumas dicas;
Pinta-pontos: A atividade consiste em pintar as áreas onde existem pontinhos pretos e observar e registrar por meio escrito o que aparece;
Completando palavras: Descobrir e completar palavras de acordo com as dicas dadas pelo professor;
Bingo de silabas: Expor na lousa algumas silabas. Distribuir cartelas em branco para que os alunos possam escolher as silabas favoritas para participarem do bingo.
Bingo de silabas: Expor na lousa algumas palavras, fazer a leitura coletiva. . Distribuir cartelas em branco para que os alunos possam escolher as palavras favoritas para participarem do bingo.
Decifrando enigmas: descobrir palavras a partir de outras palavras por meio de algumas dicas como; e um animal,um objeto ,uma planta etc.
Piadinhas; leitura, interpretação comentários exploração ortografia e gramatical;
Animais e suas expressões: a atividade consiste em relacionar os animais as suas expressões por meio de códigos.
Pensando em código: substituir símbolos pelas letras e descobrir os itens solicitados
Detalhes das figuras: observar objetos incompletos ou que se repetem e escrever o nome dos mesmos.
Rimas: Relacionar figuras que rimam com palavras;
Expressões: dar nomes as expressões numeradas de acordo com as palavras em destaque. Exemplos: tristeza, alegria, duvida etc.
Ligando objetos as palavras: A atividade consiste em relacionar os objetos as escritas corretas dos mesmos;
Leitura de textos e exploração ortográfica e gramatical: Leitura individual de pequenos textos e, a partir do mesmo explorar possíveis ortografias e gramáticas;
Antônimos: Relacionar as figuras de acordo com seus opostos;
Procurando resultados: Marcar os resultados correto de cada operação e representá-los por meio escrito;
Pescando silabas: Desenhar anzóis na direção das sílabas pescadas para formar palavras solicitadas;
O estranho: Descobrir qual o estranho de acordo com a classe escolhida. Exemplo: são animais (que palavra não representa um animal), circular ou escrever no lugar reservado;
Embaralhada: Desembaralhar as letras, de acordo com as cores e escrever os nomes onde se localizam as figuras.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Apresentação do portfólio para a comunidade escolar e dramatização relacionada ao tema do projeto a ser apresentada na área da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto será realizada levando-se em consideração a participação, o desempenho e o compromisso dos estudantes na realização das atividades e acompanhamento em fichas, nas quais será registrado o processo de aprendizagem dos alunos.
RECURSOS
Cadernos, lápis de cor, grafite, borracha, diversos papeis como: sulfite, cartolina e duplex, som, CD, revistas, livros, cola, tesoura e jogos didáticos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
VIGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
SOLÉ,I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre. Artemede, 2000.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a ludicidade. São Paulo: Summus, 1984.
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